Sobre a Liberdade

Bairro da Liberdade em São Paulo

A Liberdade é um distrito da região central da cidade de São Paulo. É o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.

O nome do distrito vem da época em que no Brasil existiam escravos, a área era conhecida como Campo da Forca, sendo essa a única "Liberdade" aos escravos ou transgressores. A Igreja da Santa Cruz localizada no centro do bairro era mais conhecida como a Igreja dos Enforcados. Ainda hoje as pessoas vão acender velas para as almas naquele local. No inicio do século XIX o soldado Francisco José de Chagas, o Chaguinhas foi condenado a morte por enforcamento em praça pública por incitar e liderar uma rebelião por atrasos nos salários.

Em sua execução no Campo da Forca a corda da forca se rompeu por três vezes, os presentes aplaudiram e começaram a pedir pela liberdade do condenado, acreditando tratar-se de um milagre. Chaguinhas foi morto a pauladas e enterrado no Cemitério dos Escravos, localizado entre a Rua dos Estudantes e a Almeida Júnior. A capela do Cemitério dos Escravos é a atual Igreja dos Aflitos, que ainda existe por lá.

Características

Bairro da Liberdade em São Paulo


A influência cultural pode ser sentida nas ruas de luminárias tipicamente orientais (onde até as placas dos estabelecimentos são escritas em caracteres orientais) e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente.

Lá se encontram diversos artigos típicos da cultura oriental e japonesa, sendo, então, um ótimo centro de compras destes produtos.

Do distrito da Liberdade também fazem parte o bairro da Aclimação, que nos últimos anos tornou-se uma área de concentração da colônia coreana, a região de várzea que dá nome ao bairro Várzea do Glicério, um enclave com população de baixo poder aquisitivo, e o bairro Morro da Aclimação, além do bairro da Liberdade.

Curiosamente a área mais conhecida do Bairro Liberdade, compreendida pelos arredores da estação Liberdade do metrô, encontra-se no distrito da Sé.


O distrito é atendido pela Estação São Joaquim do Metrô e Estação Liberdade do Metrô da Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo.

Localiza-se em seu território o Parque da Aclimação, o 1° Distrito Policial, diversas universidades particulares, o Palácio do Trabalhador e os hospitais Servidor Público e Glória

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Liberdade na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro da Liberdade

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Ribeirão Preto por e-mail
 

Limites - Bairros Vizinhos - Centro SP

Bairros: Aclimação, Cambuci, Centro São Paulo, Glicerio, Brás e Higienópolis

Ruas: Rua 25 de Março

Dados Principais sobre a Liberdade

População 57.860 hab. (2010)
Renda Média 2.333,84
IDH 0,936 - muito elevado
Subprefeitura
Região Administrativa Centro
Área Geográfica Centro Expandido

Vídeo sobre o bairro da Liberdade
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Liberdade

Mapa Liberdade - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres da Liberdade

 

   
  Sobre o EncontraLiberdade
Fale com EncontraLiberdade
Anuncie no EncontraLiberdade
Cadastre sua Empresa no EncontraLiberdade (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraLiberdade | Privacidade EncontraLiberdade


Bandeira da cidade de São Paulo