Museu Histórico da Imigração Japonesa na Liberdade

Museu Histórico da Imigração Japonesa na LiberdadeO Museu Histórico da Imigração Japonesa na Liberdade foi inaugurado em 18 junho de 1978, idealizado como a grande realização do 70o. aniversário da imigração japonesa no Brasil.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo então príncipe herdeiro Akihito do Japão e pelo presidente da República Ernesto Geisel. O objetivo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Bunkyo, responsável pela iniciativa, foi o de registrar e preservar tudo o que pudesse contar a vida dos imigrantes japoneses no Brasil.

Atualmente o Museu Histórico da Imigração Japonesa soma 1.592 m² de área expositiva, dividida em 3 andares: 7o, 8o e 9o andares, localizados no Edifício Bunkyo, em pleno bairro da Liberdade.

Os dois primeiros andares foram construídos em 1978 e reúnem documentos e objetos que abrangem desde a assinatura do Tratado de Amizade Brasil/Japão (1895), a chegada dos primeiros imigrantes (1908), os núcleos coloniais (a partir de 1913), até a policultura.

O 9o. andar, inaugurado em novembro de 2000, enfoca os 50 anos pós-guerra. Nele estão retratadas as mudanças da comunidade nikkei, a vinda das empresas japonesas, bem como a contribuição dos nipo-brasileiros para a sociedade brasileira.

Em outro andar (3o. andar) estão localizados a biblioteca e o acervo, que somam mais de 5 mil objetos, 28 mil documentos escritos (entre diários, livros, jornais, revistas) e cerca de 10 mil fotos relacionadas aos imigrantes japoneses.

Museu Histórico da Imigração Japonesa na Liberdade
Rua São Joaquim, 381 - Bairro Liberdade - São Paulo - SP
CEP: 01508-900
(11) 3209-5465




  Sobre o EncontraLiberdade
Fale com EncontraLiberdade
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Liberdade no Facebook siga o Encontra Liberdade no Twitter Encontra Liberdade no Google+


Termos EncontraLiberdade | Privacidade EncontraLiberdade